“Não me faça Pensar!”

Seria quase impossí­vel falar sobre usabilidade sem lembrar do grande mestre Steve Krug!

Então para começar esta conversa, vou recomendar seu livro “Não me faça pensar”.  Então vamos lá!

“Nada de importante dentro do seu site deve ficar a mais de 2 cliques de distancia”

Os usuários de internet querem informação rápida! O que você quer mostrar para eles? Se esta informação estiver distante dele, ou de difí­cil acesso, seu site acaba de não cumprir sua missão!

Quando um usuário web acessa um site e não consegue achar rapidamente a informação que ele precisa, seu comportamento natural é fechar a pagina atual, e buscar no próximo resultado do Google!

Devemos sempre mostrar o óbvio para nossos usuá¡rios. Todos os tipos de coisas em uma pagina podem nos fazer pensar sem necessidade. Nomes de coisas, nomes técnicos ou nomes atribuí­dos por questão de marketing, muitas vezes podem complicar o raciocínio rápido de seu visitante.

Então por exemplo se estamos em um site de uma sorveteria e queremos mostrar nossas opções de sorvetes:

  • Sorvetes
    • “Sorvetes! Clique”
  • Opções de Sorvetes
    • “huuuum…. (milissegundos) Sorvetes. Clique”
  • Massas – Palitos – Cones
    • “Poderia ser sorvetes… mas será que é isto mesmo? Seré que devo clicar?”

Estas três opções exigem esforços diferentes de raciocí­nio como pudemos ver!

Você já está em um site de uma sorveteria! Seja mais óbvio sempre!

Seu visitante já tem todos os problemas dele para pensar, então se você força-lo a ter mais raciocínio para ver seu site, vai estar dando uma experiência ruim a ele e abrindo espaço para que a solução seja encontrada em outro site!

Com isto você já melhora a experiência do usuário dentro de seu site! Fazer com que um usuário acesse seu site é um objetivo difícil. Fazer com que seu site cumpra seu objetivo, apesar de simples, é um objetivo ainda mais difícil!

 

Comments

comments