Como criar um boa estratégia de mercado?
A maioria dos empresários que eu conheço fazem a mesma coisa que seus concorrentes e acreditavam cegamente que têm uma estratégia.

Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, advertiu:
“Se você‚ tiver fazendo algo igual aos seus concorrentes, não se engane, pois isso não é estratégia. Se for algo diferente,
porém fácil de se copiar, será uma péssima estratégia. Agora, se for absolutamente diferente
e difícil de copiar, será uma estratégia poderosa e com vida longa.”

Saia do mercado competitivo

A dica para você‚ criar uma boa estratégia é encontrar novos nichos no mercado para grupos de pessoas específicas
que tenham uma necessidade também especí­fica e criar uma espécie de pacote sob medida; pensado e desenhado para atender esse nicho.

Nesses anos à frente da Cative Comunicaçao, minha própria agência, conheci várias empresas que fizeram algo novo para sair
de mercados altamente competitivos e hoje navegam em mares calmos, sem muitos concorrentes diretos e dispondo de um mar de oportunidades.

Crie algo exclusivo para pessoas com necessidades especificas

Entenda que as empresas com posicionamento estratégico evitam a carnificina do mercado,
com briga de preços baixos e pouca rentabilidade, podendo deixar as empresas a beira da falência.
Quando você‚ cria um modelo de negócio exclusivo, algo realmente novo, você‚ consegue ter custos
mais baixos ou preços mais altos ou talvez os dois ao mesmo tempo.

É notável que muitas empresas praticam sempre a velha estratégia de dar descontos,
tirando não só uma porcentagem do preço do produto, mas acabando com seu valor.
Mas o que elas não percebem é que seus mercados raramente foram explorados como deveriam,
pois todos os mercados são compostos por diversos segmentos e nichos.

Em uma entrevista um ex-CEO da Coca Cola disse que, embora detivesse 35% por cento
do mercado de bebidas não alcoólicas, a empresa participava apenas de 3% do mercado de bebidas e ele queria mais.

O que você‚ deve se questionar é: quanto do seu mercado já foi realmente explorado?
Abaixo mostro quatro passos para uma boa e relativa simples estratégias de marketing
para explorar seu mercado e aumentar potencialmente suas chances de crescimento:

Então, agora que você refletiu, leu esse post e deve ter feito uma reflexão sobre o seu negócio, vamos
aos 4 passos simples para você expandir os seus negócios.

1. MIGRAR PARA SEGMENTOS PRÓXIMOS DO QUAL VOCÊ‚ SE ENCONTRA:
Essa estratégia já foi adotada pela Coca-cola, sucesso mundial dos refrigerantes e líder no sabor Cola.

Depois de consolidada, passou a fabricar refrigerantes sabor laranja, sabor limão, guaraná etc.
A técnica é comum entre grandes marcas para ganhar mais espaço no mercado.
A Nike, por exemplo, começou produzindo calçados de corrida, depois migrou
para a fabricação de calçados para esportes específicos, como tênis, futebol, basquete, entre outros.

2. COMECE A REFINAR A SUA SEGMENTAÇÃO:

A Coca-cola, mais uma vez, se faz exemplo.
A Coca-Cola renovou o mercado de refrigerantes
para um segmento mais estreito ao vender seu
principal produto sem açúcar, atingindo um nicho de clientes mais filtrados. 

3. PULAR PARA NOVOS SEGMENTOS:

A Redbull ressegmentou o mercado ao lançaar uma bebida energética que,
contendo açúcar ou não, é destinadas a entusiastas de esportes radicais.
Toda a comunicação e estratégia de marketing da marca trabalham fortemente esse sentimento.
CRIANDO UMA ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO

É necessário estimular seus clientes já fidelizados a consumirem mais. Uma boa forma de fazer isso é atravéz de campanhas promocionais. 
Mas tenha em mente que campanha promocional não é necessariamente dar descontos no preço do seu produto. Inclusive não indico que a 
prática de descontos se torne um hábito. Você‚ jၠdeve ter visto diversas campanhas promocionais anunciando grandes marcas na TV. Nessas promoções, 
o consumidor pode ganhar brindes, acessórios e vantagens ofertadas pela marca, mas as empresas raramente falam de descontos no preço do produto.

Aconselho também vender novos produtos e/ou serviços para esses clientes já fidelizados.
Você‚ também pode vender mais dos produtos já comercializados, porém para novos clientes.
Uma dica legal é você‚ lançar os produtos existentes em novas áreas geográficas como bairros, cidades,
estados ou países ou em novos segmentos de mercado gerando a venda de novos produtos ou de produtos
já existentes para novos clientes. Mas quando fizer isso, desenvolva um novo produto ou serviço que
atenda uma nova necessidade de um nicho específico do mercado.

Aproveite as oportunidades que estão mais próximas de você‚. Pare de olhar para a grama
do seu vizinho e pensar em montar algo para concorrer diretamente com ele. Pense em criar
algo novo e diferente. Não é preciso reinventar a roda, mas agregar grandes diferenciais em coisas já criadas.
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Grande abraço, 

Thiago Batizeli.

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